A definição mais simplista da fotografia de retratos é a arte de capturar o caráter inerente do modelo em uma fotografia. Embora essa definição curiosa cubra o básico a fotografia de retrato vai muito além de apenas clicar fotos de pessoas.

Fazer retratos é uma mistura fina entre a técnica certa e expressão artística do fotógrafo. A fotografia de retratos tem tanto a ver com seguir as regras e diretrizes quanto com sair dos moldes. E qual é a regra número um da fotografia de retratos? Os retratos nunca são sobre o fotógrafo. Retratos não são uma expressão do ego do artista fotógrafo que está conduzindo a sessão. Eles são feitos para agradar o cliente, para que ele se sinta bem. 

A fotografia de retrato é um dos gêneros mais populares de fotografia, com boas razões. Bons fotógrafos de retratos são capazes de capturar a personalidade e a emoção das pessoas e para isso é preciso muito treino e dedicação. Há alguns anos venho fotografando apenas homens, dos mais diferentes tipos. Hoje tenho uma certa facilidade em saber o que fica bem e principalmente o que não fica na construção da imagem de um retrato masculino.

Confira abaixo um pequeno apanhado de retratos masculinos que fiz nos últimos anos. 


Todas as informações incluídas neste site, como texto, gráficos, fotos, o logotipo e as imagens, são de propriedade exclusiva de Paulo Pomkerner e protegidas pelas leis de direitos autorais. Qualquer cópia, distribuição ou modificação das informações contidas neste site, na forma eletrônica ou impressa, sem permissão anterior expressa por escrito de Paulo Pomkerner, é estritamente proibida.