Como fotógrafos, todos nós já passamos por isso. Estamos casualmente navegando nas redes sociais quando vemos uma foto do nosso trabalho. Fazemos uma mini dança feliz, animados que nossos clientes estão amando e compartilhando nosso trabalho. Então vem o choque: sem créditos! Nosso nome ou empresa não está relacionado com a postagem. Aquela sensação de felicidade que tivemos agora está cheia de confusão e, para ser honesto, um pouco de amargura. Mas por que é importante dar créditos ao fotógrafo?

Sobre a importância de dar créditos ao fotógrafo
Paulo Pomkerner. Capoeira, Curitiba, Março de 2018

Antes de continuar quero deixar claro: este post NÃO tem o objetivo de apontar o dedo ou culpar alguém se já postou uma foto sem creditar o fotógrafo que a criou. E eu realmente acredito que há duas razões pelas quais as pessoas NÃO dão crédito aos fotógrafos e nenhuma delas tem a ver com malícia ou má fé:

1) Eles esquecem. É simples assim. Somos seres humanos e nos esquecemos das coisas.

2) Eles não sabem que é importante, eles não foram educados sobre o assunto.

Quanto ao esquecimento, cabe a nós fotógrafos comunicarmos aos nossos clientes sobre o crédito. Quanto ao motivo número dois, não saber que é importante, juntei alguns motivos pelos quais creditar é vital para nós fotógrafos, e nos faz dançar felizes toda vez que você o faz.

Por que é importante dar créditos ao fotógrafo?
Paulo Pomkerner. E o palhaço o que é? Curitiba, Março de 2018

Suas fotos são nossa arte

Imagine que você é um pintor e seu trabalho está sendo exibido em um museu ou galeria. Vamos fingir que você está no museu vendo todos interagirem com seu trabalho – mas aqui está o chute – seu nome não está em nenhuma parte das pinturas. Você continua ouvindo elogios de pessoas que amam seu trabalho, mas como seu nome não está na pintura, eles não têm ninguém a quem elogiar.

Não seria frustrante como o criador dessa pintura não ser creditado por algo que você gastou tempo, energia e criatividade para fazer? É assim que nós, fotógrafos, nos sentimos com relação a cada uma das fotos que oferecemos aos nossos clientes. Passamos horas treinando, aprendendo, fotografando e editando, só para dar a você as fotos que você ama. O maior agradecimento que um cliente pode dar a um fotógrafo é creditar sua imagem toda vez que a posta.

Por que é importante dar créditos ao fotógrafo?
Paulo Pomkerner. Duas Belezas: Anthurium Andraeanum I, Curitiba, Agosto de 2019

As referências são uma excelente maneira de atrairmos novos clientes

Relacionamentos são o nome do jogo. A maioria das pessoas, ao procurar um fotógrafo, vai às fotos de seus amigos para ver em quem eles confiaram para capturar seu grande dia, antes mesmo de digitar “fotógrafo” no Google. Apenas colocando nosso nome ou site na legenda de suas fotos, você está dizendo a todos: “Adoramos trabalhar com ele / ela e achamos que você também deveria!”

Por que é importante dar créditos ao fotógrafo?
Paulo Pomkerner. Pintura, Paris, Abril de 2019

Por que é importante dar créditos ao fotógrafo? Simplesmente por que é a coisa respeitosa a fazer.

Pense em quando você folheia uma revista. Cada vez que você vir uma foto, verá o nome do fotógrafo que a tirou em algum lugar da página. É padrão da indústria dar crédito a um artista quando ele faz algo que você está usando. Então, sim, é respeitoso, é o padrão da indústria e mais do que isso: é bom, é gentil e é a coisa certa a se fazer.

Por que é importante dar créditos ao fotógrafo?
Paulo Pomkerner. Nós que cá estamos, por vós esperamos: Súplica, Curitiba, Julho de 2017

Mostra que você ama o que criamos para você

Então me ouça. Se você ama suas fotos a ponto de publicá-las nas redes sociais, por que não informar seus amigos a pessoa que as fez? Você não ficaria feliz se seus amigos tivessem lindas fotos como as suas?

Quando você coloca nosso nome na legenda de suas fotos, você está nos agradecendo. Nós legitimamente dançamos felizes toda vez que vemos você creditar nosso nome ao lado de nossa foto porque sabemos que o atendemos bem. Fazer nossos clientes felizes é literalmente tudo para nós, fotógrafos. É por isso que fazemos o que fazemos. Saber que demos a você uma herança que você mostrará com orgulho é a melhor sensação do mundo.

Por que é importante dar créditos ao fotógrafo?
Paulo Pomkerner. Ideia, Madrid, Março de 2019

Como fotógrafos, não estamos pedindo a vocês que cantem louvores em um textão toda vez que postarem nossas fotos. Isso seria ridículo e totalmente desnecessário. Tudo o que pedimos é que você respeite e ame nosso trabalho o suficiente para compartilhá-lo com o mundo colocando nosso nome na legenda.

Tão simples! Por que não créditos ao fotógrafo?

Esperançosamente, depois de ler isso, espero que você esteja um pouco mais informado sobre por que o crédito é tão importante para nós, fotógrafos!

Por que é importante dar créditos ao fotógrafo?
Paulo Pomkerner. Despertar, Ronda, Agosto de 2019

Todas as informações incluídas neste site, como texto, gráficos, fotos, o logotipo e as imagens, são de propriedade exclusiva de Paulo Pomkerner e protegidas pelas leis de direitos autorais. Qualquer cópia, distribuição ou modificação das informações contidas neste site, na forma eletrônica ou impressa, sem permissão anterior expressa por escrito de Paulo Pomkerner, é estritamente proibida.